segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUANDO FILHAS VIRAM MÃE(ALZHEIMER)QUINTA PARTE.




Cuidar de um pessoa portador de Alzheimer não é uma tarefa fácil.Temos que aprender a conviver com a doença,pois é precisa conhecer e como se manifesta os sintomas,
para saber como agir em determinadas situações.
Uma determinada vez mamãe começou como se tivesse parado de respirar, corrie pra hospital,chegando lá médico chamau pelo nome dela e ela respondeu.kkkkk fiquei a pensar que danadinha!!!!!quase morri, ela nemmm lá.
Outra vez começou uma respiração como se estivesse com dificuldade de respirar, de novo pro hospital,chegando lá o mesmo médico,aconteceu a mesma coisa.O médico passou a mão na cabeça e disse :Raimundinha você tem que acostumar, isso faz parte da dermencia ,basta você mexer chamar,fiquei com raiva no momento hoje quanto acontece já sei como resolver, agente vai aprendendo alida com ajuda de Deus.
Esgotamento fez parte do meu dia-a-dia,veio a nessecidade de ajudas, pois minha irmã logo no inicio do problema da mamãe ficou depremida e não pode muito ajudar mais apareceu dois anjos uma para dia e outra pra noite.(minha irmã paga uma das meninas e quando pode tambem vem ajudar)Rotina na vida dela não é nada facil, mas com ajuda da Miuda e da Marcilene,estamos fazendo e está dando certo assim:levantar da cama com muito carinho ,pois
o humor delas muda a cada momento, as vezes tranquilo,as vezes desligados do mundo e as bem agressivos. Percebo que a agressividade vem a cada vez que ela se dã conta de que não sabem onde está,quem tá ali , ou mesmo ao acordar. É comum acordar de péssimo humor ou feliz demais. Levamos ao banheiro, escova os dentes, banha, passa mil creme kkk,ela as vez diz quero me banhar, tô toda melada que vocês são sujas.Depois de tudo isso levamos a mesa para comer seu mingau,(enquando poder gente, é muito importante fazer parte do mesmo lugar na casa que gostava),em seguida levamos pra tomar sol,ai ela fica na calçada até nove hora ,isso se ela tiver bem pois na parte da manhã ela fica melhor que na parte da tarde.Assim continua a rotina do dia. Devemos estar atenta para os detalhes: Manchas, machucados, constipações, higiene geral, hidratação, alimentação, febre, expressão de dor. A pessoa com D.A. depende de rotinas como já disse: como crianças. A alimentação, balanceada por nutricionista, deve obedecer os horários habituais,a quantidades devem ser revistas pela especialista. De uma em uma hora deve ser oferecido líquidos água, sucos, chá, qualquer outra atividade, também devem seguidas do mesmos jeito...e assim sucessivamente.
. Tive que fazer um quarto pra ela no final da casa,devido o barulho da rua,tudo que ouvia queria levantar pra vê, pense na raiva quando não conseguia, gritava dizia que tinha duas ......(xing) que tava prendendo ela,mas quando a mãe dela chegasse elas iam vê.As vezes eu ria muito,as vezes eu chorava e a assim....a vida continuava.Não falando com gasto elavados com remédios, fraldas descartáveis,plano de saúde e ajudantes.. Ultimamente que os remedios que compro diminuram,pois no posto que ela, agora faz parte tem uma boa parte do medicamento. Pra relaxar, as vezes era quatro horas da manhã e ela conversando,nós só caco kkkkkk. Ela chama pelo neto e dizia:josé, josé...entra menino tu não tá vendo todo mundo fechando as portas? acho é bom que o lobo mau venha te pegar,eu vou subir já nesta árvore.kkkkkkkkk eu ria tanto que passava todo estresse, cansaço tudo gente. hoje lembrando eu choro porque sei que era DEUS agintado pra mim suportar com amor e muita paciencia. OBRIGADO MEU DEUS,MINHA FORTALEZA.


QUANDO FILHAS VIRAM MÃE(ALZHEIMER)QUARTA PARTE.




Como falei,vai começa a correria ao médicos, o geriatra,o psiquiatra o neurologista, cardiologista kkkkk, algumas vezes, e de certa forma esta dando um pouco mais certo…..na verdade não sei até que ponto mas gosto de acreditar que estamos tentando amenizar o sofrimento dela e ao final de toda a familia. Nossa familia é pequena, somos apenas eu, meu esposo e 3 filho ….ah, mas nenhum vivem em casa.Em resume sobrou eu e meu marido e uma irmã, que diante da situação ficou depressiva e não teve muita condição de ficar ao lado dela na quele momento,mas minha historia agora é correria ao medicos. Ela apresentava a cada dia novos problemas,voltava ao medicos e passava novos remedios,e juntos novas complicações como:sonolencia mas não dormia,não abria a boca pra nada, pense como fazia pra dá comida, fica com comida na boca não engolia,tira a roupa,enredecia as mandibulas.....e outro sitomas,com tudo isso voltava novamente ao medico. Depois de milhares de tentativas de remedios, ela deve varias reações, chegando ficar em coma na UTI. Isso me fez ficar mais atenta acada reação, tive maior controle, tenho estado muito mais alerta a esta doença sorrateira e traiçoeira que se instalou na minha mãe, roubando as nossas vidas e modificando totalmente a nossa forma de viver. A tristeza parece ter se intalado de vez em nossas vidas, raras são as vezes que conseguimos rir de algo. Bom, não vim aqui escrever coisas que você já sabe e convive a tanto tempo, apenas quero dividir com você o que muitos tambem passam no convivio diario com esta doença. Na conversa com o medico que trata dela, depois de ter acertado mais ao menos no medicamento ele me falou que essa doença ainda não tem um remedio que digo esse vai dá certo ,realmento temos que ir fazendo esse tipo de controlo pra ve qual que vai se adpatar as suas necessidade e ela sempre foi super resistente ao tratamento, pois regeição ao medicamento era enorme, ficando nervosa e agressiva,escondia kkkkk que ninquem achava onde colocava dentro da boca, depois achavamos no chão debaixo do travesseiro, ai a luta continuava pra tomar de novo.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

HOMENAGEM A TODAS AS MÃES.


Gostaria de abraçar com carinho:
As mães que tem um labuta constante,mas que não é valorizada,nem renumerada. mas canta feliz para o filho dormir mesmo que de tanto cansaço termine dormindo primeiro.
As mães que não tem o quer comer,mas gera do seu proprio sangue o alimento
para filho que mama.Mãe está que mesmo com lagrima no rosto brinca feliz.

As mães ,professoras que mesmo na sua simplicidade tem sempre um belo aprendizado para ensinar,sendo também amiga e a aprendiz.

As mães que querem vê seus filhos feliz,mesmo na hora de partir pra bem longe,guarde seu choro dor,mesmo sentindo que seu coração está indo pra bem longe.Ela sabeQuando que vai chegar hora seu coração disparade tanto emoção.

As mães que
quantas horas de sono perdidas quando quando vê seus filhos sair.Sofre calada,as vezes reclama por medo,levanta toda vez que ouve um barulho,pensando!!! sera que ele chegou?
Quando a porta se abre,seu coração grita no peito,seus olhos brilha com estrela no céu,e em paz se deita e logo dorme.

As mães, vovó que tem tanto amor e sofre por não está atualizada,e querem sempre intercede mesmo que tendo a certeza de não está certa, mas chegar a pensar que seu amor é suficiente para está sempre certas.

Quem é mãe sabe do que falo,pois não vejo mãe, que não seja de toda hora de toda uma vida da pessoa que lhe faz ser mãe.

FELIZ DIA DAS MÃES,.
Abraço carinhoso da Raimundinha Carvalho.(Dinha)




quarta-feira, 5 de maio de 2010

QUANDO FILHAS VIRAM MÃE(ALZHEIMER)TERCEIRA PARTE.

Após a volta do hospital, começou uma nova fase da doença : alucinações e visões constantes, não falava coisa com coisa, agressividade xingas,acusações, eram apenas alguns de muitos sintomas e mudanças em seu comportamento, diminuição da capacidade motora,escondia os remedios debaixo da lingua kkk,depois jogava fora,aff1!1tudo isso que provocou nos familiarares estresse, pois era noites e dias de transtonose transformações..Pior veio junto, que foi uma senhora que tem esse nome INSÔNIA.
A insônia veio pegando fogo, passava a noite em claro contando historias ,brigando, cuidadndo de panelas ,crianças,enfim tudo que ela fazia antes.
.Não existia remédio que fizesse dormir,só ficava dopada ,quando mais remedio mais,
a insônia se agravava, e pra cada noite que ela dormia inteira, passava três completamente em claro.Quando minha mãe fica sem dormir eu e minha irmã ficava ao lado dela deitava na cama com ela e cantava algumas canções rezavamos. Os olhinhos dela brilhavam e ela tentava murmurar a canção também rezava. Cantem para as pessoas que vcs cuidam, contam histórias, poque com certeza essas pessoas ficaram mais felizes e sua angustias aliviaram. Mas ocansaço é tão grande que vei a necessidade de cuidadores,eita que dificuldade pra encontrar,mas Deus colocou dois anjos em nossa vida, e juntos
aprendemos quando ela precisava ir no banheiro, quando era calor ou frio, quando era fome, sua dependência passou a ser total. tivemos de usar fraldas, mas seguimos uma rotina de levar ao banheiro pra evitar usar fralda durante o dia, e deu certo até aqui.
O mais dificil é
as variações de humor ao longo do dia :tinha dia que acordava feliz , na mesma hora ficava irritada,(vise verso) brigava batia , mordia e cinco minutos depois começava a rir. Isso mexia muito com as emoções de quem cuidava, por isso chegou momento que houve desentedimento entre eu minha irmã,eu meu marido,(isso ocorria poque tinha conhecimento de tudo que o médico falava, quando dizia que não era assim, ficavam com raiva porque diziam que só eu queria saber de tudo) ela mora em minha casa cuido 24 hora,imagine tudo isso repetido varias vezes ao longo do dia.Imagine como fiquei cansada,minha sobrecargas era extrema.
Gente a vida de cuidador não é facil, temos que ter muito amor,pasciência e muita fortaleza que só Deus pode nos segurar.
Vem ai uma correria ao médicos, passava remedios, usam não dava certo ,voltava de novo.
Acho que tudo isso é porque se sente num mundo desconhecido.Suas lembrancas são do passado, e a dela só vinha dos momentos dificil de sua vida .(não gosto de lembrar não aguento dói muito)




segunda-feira, 3 de maio de 2010

domingo, 2 de maio de 2010

MES DE MAIO TAMBÉM É DEDICADO A NOSSA MÃE DA TERRA.

Eu juntamente com minhas auxiliares(Marcilene, Miuda) cuido de minha mãe que tem DA, que foi diagnosticada a 3 anos ., se bem que relembrando fatos ela já tinha a doença a mais tempo, mas infelizmente eu nada conhecia sobre DA, mas sempre dizia o médicou que tinha algo que não entendia ,mas ele falava que era da idade. a situação da doença se agravou e diante da situação que se encontrou outro médico diagnosticou que era possuidora de DA a mais de 7 anos. Ela já passou as fases de querer ir embora pra casa da mãe, de andar sem parar, de ficar brava d++++ quando não a deixava fazer algo que não podia, enfim... muitas e muitas coisas. Hj ela não anda mais e apenas às vezes responde o que pergunto mas sem muita logica. Dedico a ela neste dias das mãe este lindo poema.

Amor de Mãe


O Amor da mãe pode ser traduzido
em uma palavra:
doação.
Falar desse sentimento é entender que ele
é a mais completa forma de amor.
Um amor que se doa,
coloca em primeiro plano o bem-estar,
a segurança de um outro ser.
Impossível falar de mãe
sem falar da pureza de um amor,
que diante de todo o sofrimento disse Sim: Maria.
Uma mãe que,
como tantas mães em nosso país,
olha com lágrimas nos olhos o presente
e o futuro árduo do filho.
Talvez seja por isso que a mãe Maria
se expressa em cada olhar de mãe,
em cada gesto de doação da mulher.
No rosto de uma mulher que assume
a maternidade inteiramente,
mesmo diante de tudo o que há de vir,
há a presença iluminada de um lado vivo,
mas esquecido por todos,
homens e mulheres:
O AMOR!!!!

Autor desconhecido



sábado, 1 de maio de 2010

MAIO MÊS DEDICADO AS MÃES, EM ESPECIAL A MÃE DO CÉU.



A MINHA MÃE DO CÉU!!

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes varios título de Nossa Senhora, de acordo com as nossas necissidades ,por terdes evitado todos os outros pecados, o
Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei nos com carinho maternal e ajudai nos a viver como dignos filhos vossos.Nossa Senhora mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós.Amém.

Obrigado Senhor!

Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
... pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães ,
... pelas professoras - mães ...
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres , que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço , Senhor !

Autor desconhecid