segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUANDO FILHAS VIRAM MÃE(ALZHEIMER)QUINTA PARTE.




Cuidar de um pessoa portador de Alzheimer não é uma tarefa fácil.Temos que aprender a conviver com a doença,pois é precisa conhecer e como se manifesta os sintomas,
para saber como agir em determinadas situações.
Uma determinada vez mamãe começou como se tivesse parado de respirar, corrie pra hospital,chegando lá médico chamau pelo nome dela e ela respondeu.kkkkk fiquei a pensar que danadinha!!!!!quase morri, ela nemmm lá.
Outra vez começou uma respiração como se estivesse com dificuldade de respirar, de novo pro hospital,chegando lá o mesmo médico,aconteceu a mesma coisa.O médico passou a mão na cabeça e disse :Raimundinha você tem que acostumar, isso faz parte da dermencia ,basta você mexer chamar,fiquei com raiva no momento hoje quanto acontece já sei como resolver, agente vai aprendendo alida com ajuda de Deus.
Esgotamento fez parte do meu dia-a-dia,veio a nessecidade de ajudas, pois minha irmã logo no inicio do problema da mamãe ficou depremida e não pode muito ajudar mais apareceu dois anjos uma para dia e outra pra noite.(minha irmã paga uma das meninas e quando pode tambem vem ajudar)Rotina na vida dela não é nada facil, mas com ajuda da Miuda e da Marcilene,estamos fazendo e está dando certo assim:levantar da cama com muito carinho ,pois
o humor delas muda a cada momento, as vezes tranquilo,as vezes desligados do mundo e as bem agressivos. Percebo que a agressividade vem a cada vez que ela se dã conta de que não sabem onde está,quem tá ali , ou mesmo ao acordar. É comum acordar de péssimo humor ou feliz demais. Levamos ao banheiro, escova os dentes, banha, passa mil creme kkk,ela as vez diz quero me banhar, tô toda melada que vocês são sujas.Depois de tudo isso levamos a mesa para comer seu mingau,(enquando poder gente, é muito importante fazer parte do mesmo lugar na casa que gostava),em seguida levamos pra tomar sol,ai ela fica na calçada até nove hora ,isso se ela tiver bem pois na parte da manhã ela fica melhor que na parte da tarde.Assim continua a rotina do dia. Devemos estar atenta para os detalhes: Manchas, machucados, constipações, higiene geral, hidratação, alimentação, febre, expressão de dor. A pessoa com D.A. depende de rotinas como já disse: como crianças. A alimentação, balanceada por nutricionista, deve obedecer os horários habituais,a quantidades devem ser revistas pela especialista. De uma em uma hora deve ser oferecido líquidos água, sucos, chá, qualquer outra atividade, também devem seguidas do mesmos jeito...e assim sucessivamente.
. Tive que fazer um quarto pra ela no final da casa,devido o barulho da rua,tudo que ouvia queria levantar pra vê, pense na raiva quando não conseguia, gritava dizia que tinha duas ......(xing) que tava prendendo ela,mas quando a mãe dela chegasse elas iam vê.As vezes eu ria muito,as vezes eu chorava e a assim....a vida continuava.Não falando com gasto elavados com remédios, fraldas descartáveis,plano de saúde e ajudantes.. Ultimamente que os remedios que compro diminuram,pois no posto que ela, agora faz parte tem uma boa parte do medicamento. Pra relaxar, as vezes era quatro horas da manhã e ela conversando,nós só caco kkkkkk. Ela chama pelo neto e dizia:josé, josé...entra menino tu não tá vendo todo mundo fechando as portas? acho é bom que o lobo mau venha te pegar,eu vou subir já nesta árvore.kkkkkkkkk eu ria tanto que passava todo estresse, cansaço tudo gente. hoje lembrando eu choro porque sei que era DEUS agintado pra mim suportar com amor e muita paciencia. OBRIGADO MEU DEUS,MINHA FORTALEZA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário